O vinho de 5a e algumas novidades

 

A volta de uma instituição (para mim era, pelo menos, pelo desafio): o vinho de Quinta Feira. Na minha coluna do Paladar, de 2007 a 2014, toda semana eu sugeria um vinho na faixa dos 50 reais (pois é, bons tempos). Como o caderno circula às 5as,o nome ficou. A ideia era nunca passar de 100 reais e dar às pessoas uns dias para comprar e beber no fim de semana, se gostassem da sugestão.

 

Toda 5ª portanto, mandarei aos assinantes da Hortaletter, uma sugestão, adaptada aos novos tempos, em média 80 reais, procurando não estourar as 150 moedas. Vamos ver se conseguirei.

Aproveitando o que escrevi hoje na Folha, sobre os rótulos oferecidos aos chefes de Estado e ministros, no Encontro do Mercosul, acontecido em Bento Gonçalves, o vinho é o Riesling Single Vineyard Johannisberg Miolo 2019.

 

Este vinhedo, na Campanha Gaucha, era parte da Almadén, e, que eu saiba, é um dos poucos ou único vinhedo de Riesling no País. Riesling Itálico, bastante comum no sul, faz muita confusão, mas se trata de outra uva, originária da Croácia, onde se chama Grasevina.

 

Faz pouco a Miolo, que comprou a Almadén uma década atrás, teve a sábia decisão de vinificá-la em separado e dar-lhe a dignidade que merece, com as honras de ser single vineyard, quer dizer, de um vinhedo único e com origem marcada. O vinho é franco, aberto, de complexidade média. Vamos ver como se comportará com a passagem do tempo, mas tem a tipicidade da uva e é muito gostoso. E o preço está bem bom, indico aqui a loja oficial da Miolo, mas achei mais barato dando um google, em revendedores de outros lugares.

 

O vinho está por R$71,92 na loja da Miolo: https://loja.miolo.com.br/produto/vinho-miolo-single-vineyard-riesling-johannisberg-safra-2019-750ml-69913

 

 

O que vem por aí:

 

-Hortaletter terá uma colunista convidada na semana que vem, aguardem, é um upgrade e tanto para o site recém-nascido.

 

-Volta em 2020, mas terá um trailer em breve (data a ser divulgada) o antigo Família Bebe Tudo, rebatizado de Ajudantes de Degustação (ia ser cobaias, mas o nome era meio ofensivo, né?). São garrafas que preciso provar para postar aqui, e que por preço simpático dividirei com quem queira pagar, assim tenho opiniões mais variadas e vozes plurais, sem ficar só minha opinião mandando.

 

-Os eventos na Ravin devem continuar, num ritmo diferente, o formato estava se esgotando e estamos pensando em algo.

 

-Logo que eu arrume tempo organizarei a página, onde os hortagramas, hortaletters e etc estarão reunidos, sendo mais fácil consultar. Peço calma pois eu que monto a prateleira, carrego garrafas, escrevo, envio, respondo. Tudo sai, mas o tempo é humano, e um humano só. O blog do eu sózinho.

 

Luiz Horta, direto da redacinha da Hortapresse, Ilha da Aclimação, 5 de dezembro de 2019, 21 graus C, mansa chuva.riesling

3 thoughts on “O vinho de 5a e algumas novidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s